Adaptação - Maze Runner, Correr ou Morrer


Boa tarde Dreamers, tudo bem com vocês?


Hoje estou de volta com uma das colunas que mais gosto de escrever aqui no blog, que é Adaptação! O escolhido da vez é a adaptação cinematográfica do livro Maze Runner, Correr ou Morrer de autoria de James Dasher.


Maze Runner é um distopia que consiste um grupo de garotos que vivem dentro de um Labirinto, Como e porque eles estão lá é um mistério até para eles, pois quando chegam lá não possuem lembrança nenhuma de suas vidas antigas, e com o tempo só conseguem lembrar de seus nomes. Conforme o tempo foi passando eles se organizaram em sua pequena sociedade, cada um tem sua função, tem as suas regras e tem um padrão a vida, até a chegada de Thomas. Tudo que eles conhecem sobre o Labirinto começa a mudar, alguns acreditam que Thomas veio para acabar com eles e prejudicá-los, outros acreditam que ele é apenas mais uma vitíma daqueles que os mandaram para aquele lugar, os Criadores.

Eu assisti o filme primeiro e confesso que gostei bastante, e após finalizar a leitura o que posso dizer é... que ainda continuo gostando do filme. HAHAHA

Bem no filme há várias mudanças em relação ao livro, uma delas que mais me chamou a atenção, foi alguns traços da personalidade de alguns personagens, o Gally por exemplo, ele é bem mais repugnante e chato no livro. na adaptação eu conseguia me simpatizar com ele às vezes (ME JULGUEM!).  E o Alby?? Não gostei dele nem um pouco no livro, pois ele é estressado, ignorante e muito chato, mas no filme conseguiram fazer a versão mais simpática e acolhedora do personagem.
O Newt é um fofo nos dois. é o meu personagem favorito. Ele é leal, centrado e tem um bom coração. Com certeza se eu estivesse na situação do Thomas seria alguém que ganharia minha confiança muito rápido. O Chuck é aquele irmão mais novo que queremos estrangular às vezes, mas que ama mais que tudo no mundo, o ator que o interpretou soube pegar essa essência muito bem.


Agora o que dizer do Thomas do livro... ai que garoto CHATO!!!! Sabe o Zequinha do Castelo Rá-Ti-Bum que fazia milhões de perguntas uma atrás da outra e todo mundo falava PORQUE SIM ZEQUINHA!!! Nossa dá vontade de fazer isso com ele nos livros, tudo bem que quando você acorda sem nenhuma memória em um lugar estranho tem muitas perguntas a serem respondidas, mas o cara nem dava a oportunidade da pessoa responder já vinha com uma pergunta atrás da outra. Já no filme tirando o desespero do personagem logo na primeira cena, quando saiu correndo dos Clareanos, ao decorrer do filme ele foi mais centrado e suportável.

A única menina da Clareira é a Teresa, que é a última a ser mandada para lá. (SPOILER) No livro ele tem grande importância para a fuga de todos dos Labirinto, porém, no filme é totalmente dispensável.

O Labirinto em todo pôr do sol fecha as portas, e durante a noite criaturas horripilantes chamadas Verdugos caminham entre as passagens e quem fica lá dentro não vive para ver  o outro dia, bem pelo menos isso acontecia até um dia.

Segundo a regra estabelecida pelos clareanos apenas os Corredores podem investigar durante o dia o Labirinto e descobrir se há uma saída. Um dia o Alby decidi ir junto com Minho, encarregado dos Corredores, investigar o Labirinto, porém, Alby é picado por um Verdugo e isso os atrasa para voltar a Clareira, quando eles estão perto, as pertas começam a se fechar, a maioria dos clareanos com semplante triste sabem que isso é o fim, ninguém se move para ajudá-los, pois essa é a regra ninguém pode entrar no Labirinto sem ser Corredor, porém, só tem uma pessoa doida o bastante para entrar lá e que não se importa com essas regras e vocês já devem imaginar quem.

Thomas entra e fica junto com Minho e Alby no Labirintho, eles enfrentam os Verdugos e conseguem vencer. Essa parte tem uma grande diferença em relção a adaptação, alias duas. A primeira o Minho não ajuda o Thomas a subir o Alby nas rameiras, ele faz tudo sozinho e o Thomas não mata o Verdugo sozinho e esmagando numa parede que se move, ele e Minho levam até um lugar que eles denominaram como Penhasco e enganam o Verdugos para eles caírem. E esse "Penhasco" é muito, mas muito importante no livro, daqui a pouco eu digo porquê.

Uma das coisas que mais senti falta que não colocaram no filme e não entendi porquê foi o poder da Teresa e do Thomas falarem telepaticamente, isso mesmo pessoal, eles conversam por pensamento. No começo o garoto até acha que está enlouquecendo, mas depois ele tem a certeza que eles vieram pra algum propósito

Após os acontecimentos no Labirinto, Thomas se torna Corredor. Alby continua sofrendo a "Transformação" graças a mordida do Verdugo, enquanto no livro os Clareanos já possuem  a cura, quem entregue a eles é Teresa quando acorda, pois é ela que leva junto com ela. Acho que colocaram isso no filme para menina ter alguma importância, porque mudaram totalmente e história dela. Eu a achei totalmente desnecessária no filme.

Depois da aventura de Thomas no Labirinto ocorre uma mudança que preocupa todos, as portas não se fecham quando anoitece e todos ficam propícios aos ataques dos Verdugos. E é o que acontece, porém, no livro por algum motivo desconhecido eles levam apenas um Clareano por vez, já no filme foi um ataque de tirar o folego com várias mortes. Gally, no filme sobrevive ao ataque e quando os Clareanos decidem seguir Thomas no Labirinto para tentarem escapar, ele decidi ficar falando que lá é o lar deles, porém, no livro ele é o primeiro a ser levado pelos Verdugos.

E nessa aventura para fugirem do Labirinto, no livro Teresa ajuda a decifrar o código, que a próposito não é número e sim palavras, já no livro ela não faz NADA! Sério gente pra que chamaram a atriz para interpretar a Teresa se ela não teve utilidade nenhuma??? Só pra dar um clima de romance entre ela e o Thomas?

Se lembra que falei que o Penhasco era onde eles fugiriam? Então no filme fizeram o Thomas e o Minho em sua primeira ronda no Labirinto acharem uma saída que tem nada a ver com Penhasco.E segundo o Minho ele nunca tinha visto aquele lugar, porém, no livro o Penhasco ele cansou de ver, mas ele não perceberam que era uma espécie de portal.

Enfim, apesar de todas essas mudanças que ocorreram eu gostei bastante do filme, pois os produtores não tiraram a essência do livro e da história que o James criou. No mês de setembro estreia a continuação dessa saga, Maze Runner - Prova de Fogo, mas só pelo trailer prevejo um rumo de história totalmente diferente do livro. E confesso que esse filme estou muito preocupada com essas mudanças, não sei se eles farão de um jeito aceitável igual com o primeiro e da Fox não tenho grandes expectativas, depois de Percy Jackson tenho um pé atrás com as adaptações deles.

É isso pessoal,  desculpa os spoilers, mas quando se vai fazer um comparativo sempre sai hehehe Espero que vocês tenham gostado e se eu esqueci de algum diferença que vocês acharam importante, deixem nos seus comentários e divulguem nas redes sociais caso tenham gostado. 



Beijos e até a próxima!
Por Pam Forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário