Resenha – A Arte de Pedir







Título
Autora
A Arte de Pedir
Amanda Palmer
Editora
Intrinseca
I.S.B.N.   
 9788580576894
Numero de Páginas 304









Sinopse


Cantora e compositora, ícone indie, feminista, mulher de Neil Gaiman, agitadora e mobilizadora de multidões online: Amanda Palmer é um retrato perfeito da boa conexão entre o artista e seu público.


Após desligar-se de sua gravadora, Amanda recorreu ao então recém-lançado Kickstarter, site de financiamento coletivo, para conclamar os fãs a colaborar financeiramente para a produção do próximo álbum de sua banda. O projeto arrecadou mais de 1 milhão de dólares, recorde que chamou atenção tanto da imprensa como da indústria fonográfica. Desse episódio surgiu o convite para uma celebrada palestra nos TED Talks. O tema: saber pedir.

Desdobramento inevitável da palestra homônima, o livro A arte de pedir trata essencialmente de recorrer ao outro, sem temor, sem vergonha e sem reservas. Por que não pedimos ajuda, dinheiro, amor, com a mesma naturalidade com que pedimos uma cadeira vazia num restaurante ou uma caneta, na rua, para fazer uma anotação? Pedir é digno e necessário, e é a conexão entre quem dá e quem recebe que enriquece a vida humana, defende Amanda. Longe de ser um manual sobre como pedir, o livro é uma provocação bem-vinda e urgente, que incita o leitor a superar seus medos e admitir o valor de precisar e doar ajuda, sempre.

Resenha

Para quem já ouviu falar de Amanda Palmer por ela ser casada com Neil Gaiman, aqui vai uma pequena introdução sobre a autora.
Em 2012, Palmer fez um pedido aos seus fãs para ajuda-la a arrecadar dinheiro para poder produzir o álbum da sua nova banda, Amanda Palmer and The Grand Theft Orchestra, através do Kickstarter(vocês sabem, um daqueles sites que servem justamente para isso: apresentar um projeto e receber um meio de realiza-lo), oferecendo pacotes diferenciados para cada um, dependendo do valor da doação – só o álbum finalizado, o álbum mais um livro, uma festa particular etc. Tudo bem até aí, a “controvérsia” começou quando ela conseguiu mais de um milhão de dólares em doação, algo completamente inédito na história do Kickstarter com a música – o que deixou muita gente intrigado e indignado. “Quem essa zé ninguém pensa que é para conseguir tanto dinheiro?”, “como ela fez para as pessoas pagarem a ela?”, “ela não tem direito de usar uma plataforma como Kickstarter porque ela já é uma artista conhecida”, e por aí vai.
Depois disso, Amanda foi chamada para fazer um discurso pro TEDTalks falando sobre isso, discurso esse que foi completamente ovacionado e pedido para ser transformado em um livro, onde ela abrange melhor cada coisa falada em seu discurso, contando histórias e casos, mostrando diferentes formas na necessidade de pedir e confiar.

O livro é uma biografia da autora e um fruto de um trabalho de três meses de Amanda após ser convidada a escrevê-lo em razão de sua palestra no TED, que teve milhões de visualizações e leva o mesmo título.
A mensagem do livro (em minha opinião) consiste em mostrar como ganharíamos em vários aspectos de nossas vidas se deixássemos de lado um pouco da nossa mania de autossuficiência e a vergonha de pedir algo, seja qual for o motivo.
Ao contrário do que imaginei o livro não chega a ser um autoajuda e não tem uma escrita maçante, somente em alguns pontos poderia ser um pouco menor, mas não atrapalha em nada.
Realmente parece que você está interagindo com ela, tendo uma conversa agradável e ganhando aprendizado. Há imagens e letras de músicas, com suas traduções, no começo de cada capítulo (músicas essas que você pode baixar gratuitamente 'http://amandapalmer.net/theartofasking/' ou pode fazer uma doação ao baixá-las).


O livro tem muitos pontos importantes e relevantes, então sugiro que tenha um lápis a mão enquanto o lê – e um caderninho, se você for do tipo que não risca um livro por nada no mundo. Acredite, você vai precisar.







Até a próxima! 
Resenhado por Ana :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário