Especial Halloween - Resenha - O iluminado, Stephen King

Autor: Stephen King
Gênero: Suspense
ISBN: 9788581050485
Lançamento: 01/11/2012
Formato: 16 x 23
Páginas: 463
Editora: Suma de Letras

Olá Dreamers tudo bem??


E chegamos ao final do nosso Especial Halloween, e para fechar com chave de ouro teremos a resenha desse clássico do Rei do Horror, O iluminado! Let's Go!

Sinopse:

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.

Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.


Resenha
Confesso que comecei a ler esse livro com as expectativas lá em cima, pois todos falam que é a obra prima do Stephen King e que é extremamente assustador, porém, se eu te dizer que eu senti mais medo com o livro Misery você me bateria?
O iluminado não é um livro com uma avalanche de acontecimentos, as coisas demoram muito pra acontecer e o início é bem parado, já que King é bem detalhista quanto a construção da personalidade de Jack Torrance. Chega a metade do livro e nada, absolutamente nada aconteceu. Reclamei isso num grupo de leitores no facebook, um menino quase comeu meu fígado por isso, mas a maioria me disse para não desisitir que as coisas ficaria interessantes após a metade do livro, mais especificamente quando o Jack fosse até o porão do hotel e encontrasse um álbum de fotografias.


Pelo lado do suspense ficou bastante interessante, pois descobrimos o passado sangrento do Hotel Overlook, mas para o lado assustador, particularmente, não senti nada demais. E como já disse anteriormente na resenha de Misery, eu sou uma das pessoas mais medrosa do mundo quando se trata de terror!

A partir desse acontecimento o hotel começa influenciar mais a cabeça do Jack e amendrontar nosso pequeno Iluminado, mas tenho que dizer que todas as aparições foram muito óbvias para mim e eu pensei, nossa sério que é só isso. 
Uma amiga me falou que motivo para eu não ter sido surpreendida, foi que estamos numa época que o terror já é sempre a mesma mesmice, que sempre sabemos o que acontecerá e que no ano de 1977 (quando foi lançada a primeira edição nos EUA) este livro foi uma revolução para a literatura de terror e que tudo que hoje sabemos desse gênero foi criado pelo Stephen King! E de fato ela tem razão, tenho certeza que se eu lêsse O Iluminado na época que lançou morreria de medo! 
Outro detalhem importante de mencionar é que apesar de Wendy, mulher de Jack, não ser aquelas mulherzinhas choronas e ela ter um instinto protetor de mãe leoa, claro que não poderia faltar aquela clássica cena de que a mocinha sabe que não pode sair do quarto sem ter o risco de ser assasinada, mas mesmo assim vai. Queria entender o motivo desses mocinhos serem tão burros, sério.
Um dos pontos negativos que mais me chamou a atenção no livro foi que as cenas de extrema loucura do Jack foram curtas em relação a introdução a personalidade dele, eu gosto de histórias dinâmicas e O Iluminado no seu todo é bem parado. Tive muita dificuldade em me interessar pela história, apenas dois momentos me chamaram a atenção,  que foram quando o Jack encontra o álbum de fotografia e quando ele enlouquece. Pena que são momentos curtos.
Enfim, sei que sou uma das poucas pessoas no mundo que não me tornei fã de O Iluminado, a obra em si não é ruim, porém, é bem parada e isso me desagradou muito. Acho que se ele dimuísse um pouco a história eu me teria gostado mais! Só que ainda tenho interesse de ler todos os outros livros do Stephen King, já que Misery eu achei bem interessante!


Beijos e até a próxima!
Resenha por Pam Forte

2 comentários: