Resenha - Proibido, Tabitha Suzuma

Resenha: Proibido Tabitha Suzuma

Livro: Proibido
Título original: Forbidden
Autor (a): Tabitha Suzuma
ISBN: 9788565859363
Editora: Valentina
Páginas: 304

Sinopse: Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.
 Mas será que o mundo receberá de braços abertos aqueles que ousaram violar um de seus mais arraigados tabus? E você, receberia? Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.


  
Eu comecei a leitura do livro por pura curiosidade, e quem está disposto a embarcar nessa leitura também, aconselho deixar qualquer tipo de preconceito de lado, pega uma caixa de lencinhos e entra no mundo de “Proibido”.

Proibido é um romance que desde do começo faz com quem você pense sobre como os atos “dos mais velhos”, da sociedade pode transformar a vida de uma criança.

O livro é narrado por dois irmãos, Lochan e Maya, e em cada capítulo você pode ter uma visão sobre a família deles. Sendo abandonados pelo pai quando crianças, tiverem que tomar a responsabilidade de cuidar de seus três irmãos mais novos em quanto sua mãe não aceitava a ideia de ter sido trocada por alguém mais nova e só vivia enchendo a cara, gastando dinheiro com roupas e presentes para seus vários namorados.

A autora é sábia em desenvolver corretamente todos os motivos pelo qual Lochan e Maya começam a se envolver amorosamente. Você acaba tão envolvida que já se pega torcendo pelo final feliz dos contos de fada.

Lochan entre todos foi o personagem que mais me encantou, ele é o garoto que se a vida não o tivesse marcado de maneira que fez, teria sido o garoto inteligente (o que ele já é), mas também popular. Ele escolheu sua família, se esforçava para estudar e conseguir entra em uma boa faculdade, mas o fato de tudo o que ele passou, ocasionou crises constantes de pânicos, fazendo com que ele não conseguisse se socializar com pessoas fora da família, assim o tornando excluído na escola. Seu único porto seguro era sua irmã Maya que diferente de Lochan, sempre foi uma garota adoravelmente extrovertida, firme e conciliadora. Também precisou desde cedo ajudar a cuidar dos irmãos.


Proibido é mais que um livro polêmico, ele te envolve da primeira a última página e parece realmente que você esta inserida naquele momento. É claro que um incesto é estranho e é quase impossível imaginar um livro abordando o assunto, até porque a sociedade nos inibi e esse tipo de pensamento “incestuoso”. E o próprio livro critica isso também, e é só os sentimentos inocentes dos personagens principais, sua vontade verdadeira de que isso dê certo que acaba fazendo com que você simpatize com eles e deixe qualquer preconceito de lado.

Todo mundo tem o direito de fazer o que quiser, de expressar seu amor como bem entender, sem medo de assédio, ostracismo, perseguição ou mesmo a lei.

O final já era previsível, mas, mesmo assim, foi impactante e eu terminei o livro com lágrimas nos olhos.

Recomendo a todos que querem um romance marcante, uma história que te toca no início ao fim, e claro quem consegue deixar o preconceito de lado e descobrir novos aspectos e lições maravilhosas que o livro proporciona.




 Espero que tem gostado, beijos e até a próxima :)
Resenha feita por Ana






Nenhum comentário:

Postar um comentário