Resenha - O Bicho da Seda

Autor: Robert Gabraith
Páginas: 464
ISBN: 978-85-325-2874-2
Editora: Rocco

Sinopse:
Quando Leonora, mulher de Owen, bate à porta do escritório de Strike pedindo ajuda para encontrar o marido desaparecido, o detetive decide aceitar o serviço, mesmo desconfiando de que seria difícil receber seus honorários. O que parecia um caso simples de desaparecimento proposital se revela um assassinato com requintes de crueldade: o corpo do escritor é encontrado em circunstâncias chocantes, reproduzindo a cena final de seu último livro, Bombyx Mori, ainda inédito e considerado impublicável pelos editores.

A investigação de Strike se concentra nas pessoas que teriam acesso ao manuscrito. Além de Leonora, estão na lista a amante de Owen, Kathryn Kent; a agente dele, Elizabeth Tassel; o editor, Jerry Waldegrave; o dono da editora que publica as obras de Quine, Daniel Chard; a aluna do escritor em um curso de redação, Pippa Midgley; e o autor Michael Fancourt, que foi muito amigo de Owen mas cortou relações com ele depois de uma briga. Todos com um motivo em comum para odiar Quine: mesmo com os nomes trocados, podem ser reconhecidos nas descrições humilhantes dos personagens do universo grotesco de Bombyx Mori.
Enquanto a polícia está quase certa de que Leonora é a culpada pela morte de Quine, os instintos de Strike dizem o contrário. Teria o detetive perdido a capacidade de analisar os fatos friamente e se deixado levar pela piedade despertada por uma viúva que cuida da filha com problemas mentais? A história de Bombyx Mori não passa de uma vingança do autor contra todos que o atormentavam ou esconde a chave para solucionar o crime? Siga as pistas deixadas por Robert Galbraith e saboreie as surpresas que levam ao fim do mistério.


Comentários:

Em Bicho da Seda encontramos um Cormoron Strike com uma situação financeira um pouco mais estável e com uma Robin cheia de esperança em começar a ser treinada para ser detetive.
O mistério que envolve a história começa como um simples desaparecimento de um escritor excentrico, porém, acabou se tornando em um assassinato macabro e cruel.
Confesso que estava com muita expectativa com esse livro, pois a maioria dos meus amigos falaram que Bicho da Seda foi melhor que seu antecessor, O Chamado do Cuco, só que eu não compartilho da mesma opinião.


Eu fiquei muito incomodada com o foco excessivo  que a autora fez na vida pessoal do Strike e da Robin, acho que se tirasse tudo que ela escreveu sobre isso, o livro não teria 400 e poucas páginas e sim 300 no  máximo.
Quanto ao mistério de quem matou o Owen, muito antes de acabar o livro eu já sabia quem era. Ficou muito óbvio, eu só não entendi muito o motivo. Mas tudo bem cada louco com sua loucura não é mesmo?
A narrativa não é  cansativa, particularmente eu demorei pra ler justamente pelo fato de que eu queria mais foco no mistério, a investigação de Strike nesse livro não me envolveu como em Chamado do Cuco, e várias passagens durante o livro me deu a sensação que ele só insistia que sua cliente não era culpada ,não por algum raciocínio lógico e sim por emoção. Até entendo que a autora queira humanizar mais o seu detetive, mas eu acho que uma das características marcantes em quem trabalha nessa área é sua capacidade de sempre ver as coisas de forma mais lógica possível e detalhes que quase ninguém percebe. Em Chamado do Cuco, Strike foi perfeito em seu raciocínio, já nesse segundo volume de suas aventuras eu senti que a emoção o controlou muito.


Enfim, Strike não chega nem perto da genialidade de Sherlock Holmes, porém, não deixa de ser interessante suas aventuras. Pra quem adora um mistério eu recomendo.

Lembrando que dia 2 de abril de 2016 a Editora Rocco irá lançar o terceiro livro das aventuras de Strike e Robin, Vocação do Mal. Quem está ansioso??


Beijos e até a próxima.
Resenha feita por Pam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário