Resenha - Champion, Marie Lu




Autor: Marie Lu
Tradução: Ebréia De Castro Alves
ISBN: 978-85-7980-208-9
Assuntos: juvenil, ficção científica/distopia
Editora: Rocco Jovens leitores


Sinopse:

Em Champion, a República vive um novo momento. Day é agora herói nacional e garoto-propaganda do governo. June trabalha na privilegiada posição de Primeira Cidadã. Um acordo de paz com as Colônias parece iminente, mas a propagação de um vírus mortal na frente de batalha leva tudo por água abaixo e a ameaça de guerra volta a rondar as duas nações. June é a única que tem a chave para a defesa da República, mas salvar a vida de milhares de pessoas significa pedir a Day que abra mão de tudo o que lhe restou. A praga está acontecendo. O círculo está se fechando.


Comentários:

Olá Dreamers, tudo bem com vocês?


Quem me acompanha no snapchat (pamforte) já viu que faz um tempinho que terminei de ler Champion, último livro da trilogia Legend.

O final não me pegou de surpresa, porém, me fez refletir no significado de sacrifício por alguém ou algo que amamos.

Até onde você iria para salvar a pessoa amada? Até onde você se sacrificaria pelo seu país? Você acredita sacrifício por um bem maior?

São essas questões que ficou em minha cabeça ao final dessa trilogia, a questão política nessa distopia foi muito bem tratada e mais uma vez me fez pensar muito sobre a situação do Brasil.

Champion foi um livro que girou em torno de tomadas de decisões difíceis e vários sacrifícios. Porém, o final foi muito esperançoso para uma história que tudo levava a crer que seria trágica.


Day e June se tornaram um dos meus casais de distopia favoritos, eles são perfeitos um para o outro. O crescimento de ambos durante toda a jornada foi impressionante, até nos momentos de dúvidas não teve dramas exagerados.

Confesso que o primeiro livro não me agradou, cogitei em não terminar de ler a trilogia, mas vários colegas me incentivaram e não é que eu gostei?!

Apesar de ter dito no início da resenha que o final não me surpreendeu, não posso negar que foi diferente de todas as outras distopias que já li.


Em Champion aprendemos que se queremos mudar nosso país temos que lutar por ele e voltar a ter um pouco de patriotismo.


Queria muito que Legend fosse adaptada para o cinema, seria uma distopia que farias várias pessoas refletirem sobre questões políticas, e sinceramente eu acho que os jovens, principalmente os brasileiros tem que começar a prestar mais atenção nesses assuntos. Afinal não somos o futuro da nação? - Como diz o Renato Russo.



Enfim, a trilogia como um todo me agradou bastante e apesar de ter assuntos muito intenso, a autora abordou com uma simplicidade que todas as pessoas, não importa a idade irão entender a grande importância dos temas.


E vocês já leram essa trilogia? O que acharam??


Beijos e até a próxima,
Resenha feita por Pam

Nenhum comentário:

Postar um comentário