Resenha - ENDGAME: O CHAMADO, JAMES FREY & NILS JOHNSON-SHELTON



ENDGAME: O CHAMADO (vol.1)
Autores: JAMES FREY & NILS JOHNSON-SHELTON
Série: Endgame
Editora: INTRÍNSECA              
                  Ano: 2014                  
Páginas: 504
Gênero: Distopia


SINOPSE: A história começa há doze mil anos, quando seres poderosos desceram do céu entre fumaça e fogo e criaram a humanidade, deixando-nos regras segundo as quais viver. Precisavam de ouro, e, para extraí-lo, instalaram aqui as doze linhagens que deram origem às nossas antigas civilizações. Quando conseguiram o que queriam, foram embora. Mas avisaram que um dia retornariam e que, quando isso acontecesse, seria para o Jogo. O Jogo que determinaria nosso futuro. Os Jogadores terão que achar três chaves, que estão espalhadas pelo planeta. Quem achá-las primeiro ganha. Endgame: O Chamado acompanha a busca dos doze Jogadores pela primeira chave. Terra. Agora. Hoje. Amanhã. O Endgame é real e vai começar. O futuro ainda não está escrito. O que tiver que ser será. Doze jogadores. Jovens, mas pertencentes a linhagens ancestrais. Das quais descende toda a humanidade. Linhagens escolhidas milênios atrás. E que vêm se preparando desde então. Eles não têm poderes sobrenaturais. Não podem voar, não transforma chumbo em ouro nem curam a si mesmos. Quando a morte chega, eles morrem. Eles e todos nós. São os herdeiros da Terra, e cabe a eles resolver o Grande Mistério da Salvação. Um deles precisará conseguir fazer isso, ou todos estaremos perdidos. Leia o livro. Encontre as pistas. Decifre o enigma. Só um pode ganhar. O Endgame é real e vai começar...




Hello Dreamers!
Hoje estou aqui para falar do livro Endgame. Outra distopia que promete!
O Chamado começa relatando como doze “bolas de fogo” – meteoros – caem sobre diversos lugares do mundo. O evento em si já seria impactante se fosse descrito por um mero espectador, mas acompanhamos a narrativa em primeira pessoa de diversos jogadores. Esses meteoros não são simples acontecimentos naturais, eles abrem uma corrida mortal. Eles dão início ao Endgame, isto é, os “seres superiores” convocam um membro de cada uma das doze linhagens que deram início ao povoamento da terra para procurar três chaves espalhadas pelo mundo. A linhagem que encontrar as três chaves sobreviverá ao advento.


Cada linhagem elege um jogador, entre 13 e 20 anos, e o prepara de todas as formas possíveis para o Endgame. Passaram centenas de anos até que o Endgame finalmente começasse, e entre os jogadores temos um misto de euforia e amargura. Acompanhamos jogadores que nasceram nos Estados Unidos, no América do Sul, no Oriente Médio, na Ásia, na Europa. Cada um com uma personalidade e atitudes diferentes, os autores foram bem hábeis na construção de seus personagens. Cada um dos 12 só poderá salvar sua própria linhagem, ou seja, tanto os outros 11 participantes, como seus descendentes serão eliminados. O mote pode até parecer uma distopia clichê, mas é justamente nisso que os autores souberam apontar um diferencial, enquanto na imensa maioria dos livros do gênero temos o fim do mundo como o conhecemos devido ao governo, em ENDGAME temos a presença de alienígenas! Yes! ETs!!! <3. Foram eles os responsáveis pelo povoamento da terra e são eles os responsáveis por querer acabar com tudo, por motivos que vocês terão que ler para entender, mas que nos leva a refletir bastante sobre os aspectos levantados.
 A cada capítulo, um jogador narra o livro nos apresentando sua versão dos fatos, a história evolui, só o ponto de vista que vai mudando. Essa alteração na narração, somado as frases rápidas da narrativa dificulta a empatia com os personagens. O livro todo é escrito com frases, capítulos, descrições rápidas e objetivas. Os autores não perdem tempo, a história é eletrizante e sangrenta.
E para não dizer que eu não avisei, os autores não tem pena de seus personagens. Lembrem-me, O Chamado convoca doze jogadores para um embate sem regras, onde o vencedor conquista a sobrevivência de sua linhagem. Então não esperem uma história cativante e meiga. Muitas vezes as descrições são brutais e o fato de serem rápidas ajuda a não nos impactar tanto.



O desfecho desse primeiro volume me surpreendeu bastante, ainda mais por ter sido permeado por morte e violência. Algumas passagens me deixaram completamente angustiada e descrente do que havia ocorrido.  Foi meio brutal, mas brilhante.
Adorei Endgame e mal posso esperar para ler a continuação. Quem gosta de distopia, pode ter certeza de que esse livro vai conquistar o coração.
Espero que tenham gostado. Até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário