Adaptação - Insurgente - Veronica Roth



Livro : Insurgente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 509
ISBN: 978-85-7980-155-6
Filme: Estreia 19/03/2014
Distribuido pela Paris Filmes



Olá Dreamers, tudo bem?

Antes de começar falar sobre Insurgente, quero explicar como será feita a coluna Adaptação. A coluna consistirá em abortar as diferenças entre os filmes/séries com os livros. Falaremos os pontos fortes e fracos das adaptações e etc.



Hoje vou falar um pouco sobre o segundo livro da série Divergente e já adianto que eu preferi a adaptação cinematográfica!

Insurgente, começa de onde terminou Divergente com a Tris e seus companheiros fugitivos procurando abrigo depois de todos os acontecimentos finais do primeiro livro. Eles conseguem um abrigo provisório na sede da Amizade.


Tris, basicamente em todo o livro fica se remoendo pela culpa de ter matado seu amigo Will e também pela morte dos seus pais. Ela não dá valor a sua vida e a melhor coisa seria a morte.


O relacionamento dela com o Quatro é um pouco cansativo, as constantes brigas no começo dá pra entender, mas depois enjoa. Por outro lado eu achei mais coerente a indignação do Quatro quanto as atitudes suicidas de sua namorada do que o love eterno que no filme mostra.

Uma personagem que eu tinha grande expectativa no livro Insurgente e foi uma decepção é a Jeanine, esperava um grande vilã, aquela de dar medo, porém, nem raiva eu consegui ter dela. Não posso negar que ela seja uma das personagem mais fria e calculista que eu já li, mas eu esperava atitudes mais arrepiantes da parte dela. Gostei bastante em como a atriz Kate Winslet interpretou a personagem, foi simplesmente incrível e fez com que eu odiasse a Jeanine com todas as minhas forças em Insurgente. A cara que ela faz "Que eu não me importo com ninguém e sim com resultado!" para a Tris foi a melhor!

Quando você termina de ler Divergente, fica muito animado para Insurgente e acha que será sensacional. Até a página 50 eu fiquei aguardando algo interessante, mas chega na 400 e nada! Só temos eternas brigas entre o casal protagonistas e atitudes egoístas da Tris. (Santa paciência!!)

Marcus, tem uma participação mais assídua no livro, digamos até fundamental para determinada atitude de Tris e podemos entender  um pouco do porquê Tobias odeia tanto seu pai. No filme eu tive a sensação de um Marcus arrependido de seus atos com o filho, porém, no livro em nenhum momento tive a mesma sensação.

Também descobrimos que a mãe de Tobias, Evelyn, está viva e é líder dos sem-facção. A personagem dela particularmente eu achei bem ambígua, nunca consegui entender exatamente o que ela sentia e qual seria seu próximo passo. Particularmente eu achei no filme ela ficou com bem mais cara de vilã do que no livro, principalmente com uma atitude dela no final do filme, que detalhe, não tem no livro e  eu quero entender como será desenrolado isso em Convergente - filme.


Uma das poucas coisas positivas de Insurgente é o final, que você fica:  "OMG! E agora??" e cria uma expectativa enorme para Convergente. O final do filme é chocante, porém, não dá aquela sensação que você ficou as cegas e precisa de mais respostas, você já tem a certeza que tudo irá mudar e que todos querem isso, já no livro nem isso você sabe.


No filme houve muita mudança e sinceramente achei que foram positivas em sua grande maioria, deu mais dinâmica a história, o livro por sua vez dava sono em diversas partes. O que eu não gostei foi o corte de vários personagens que eu achei relevantes para a história. O Uriah que é um dos meus personagens favoritos foi mal aproveitado na adaptação cinematográfica.

Conclusão, entre a adaptação e o livro particularmente gostei mais da adaptação, pois pretendo rever logo quando sair em dvd, já o livro que acho nunca relerei.


E por hoje é isso, pessoal, E vocês o que acharam do livro e do filme? Qual é o melhor para vocês? Deixem os seus comentários. Beijos e até a próxima.



Considerações feita por Pam Forte.




Um comentário: