Adaptação - Maze Runner, Prova de Fogo



Olá Dreamers, tudo bem com vocês??



Estou de volta com a coluna adaptação e hoje vou falar sobre o lançamento do mês Maze Runner, Prova de Fogo. Bem, pra começar quando os diretores e produtores disseram esqueçam do livro, de fato essa adaptação eles pegaram o que o James escreveu e jogaram no lixo. 
Sinceramente não esperava tantas mudanças assim, mesmo após assistir o primeiro trailer eu já sabia que seria muitoo diferente, porém, outra essência de história isso nunca imaginei.

Essa adaptação decidi dividi-la em pontos positivos e negativos dessas mudanças. 

*******ATENÇÃO CONTÉM SPOILER DO LIVRO E FILME*********

Pontos positivos

Confesso que demorei pra pensar em qual mudança achei positiva na adaptação cinematográfica, pois eu assisti o filme todo incomoda com as mesmas. (Sim, eu fui aquelas leitores chatas que assistiu com cara de tédio e pensando no livro não foi assim kk)

Mas uma das poucas coisas que gostei e me chamou a atenção foi a forma que eles abordaram a Tereza, dando mais destaque pra ela do que no primeiro filme, mas gente ficou desde o início até pra quem não leu o livro que a menina iria fazer uma merda das grandes. As caras que a Kaya fez durante todo o filme já deixou claro que estava aprontando. 

Ela imprimiu um pouco mais de emoção na decisão da Teresa no final do livro, eu senti muita falta disso no livro, pois me dava a sensação dela ser extremamente calculista e fria em todas suas atitudes, até aquelas que ela dizia que era para o bem do Thomas.
E a outra foi o dedo do meio do Thomas para o Jason KKKKKK ele merecia isso!

Pontos negativas

Desculpem, mas esse será maior que o outro! Provavelmente serei odiado depois deste post HAHAHA até agora não encontrei uma pessoa que não tenha gostado das mudanças, mas cada um tem o direito de ter sua opinião, isso é faz parte da democracia!!

Primeiro ponto, o Cara de Rato! Bem o ator que o interpretou de fato o Jason de fato tem Cara de Rato KKKK porém, como fã de Game Of Thrones eu achei que ele trouxe várias características do Mindinho para o Jason, como a dissimulação! Não curti essa alteração na personalidade dele, pois no livro o Cara de Rato é extremamente calculista e a única coisa que se interessa é o resultado final. A Cura para o Fulgor, os meios para se chegar a isso é irrelevante.

E depois que os Clareanos descobrem que não conseguiram fugir coisa nenhuma do CRUEL, eles continuam fugindo no filme e a tal esperada fase 2 não é explicada para eles. Aliás nem se menciona isso em nenhum momento do filme, me frustrou bastante!

E que história essa da Teresa estar com eles o tempo TODO no deserto??? E pra que finalidade? Eu pensei que seria para apróximar mais o ela e o Thomas, mas nem pra isso serviu. A única coisa que demonstrou a aproximação deles foi o Thomas ficar perguntando o que os médicos faziam com ela no começo e depois quando ele teve uma lembrança da vida dele (se bem que ainda não sei se foi fake essa lembrança, ficou confusa essa parte). No livro ela não fica com eles no Deserto! Só aparece no começo e mais pro final!
O Newt é meu personagem favorito nos livros e no filme ele também é fofinho, mas eu acho que o ator poderia ter sido mais aproveitado.
E o que dizer do Minho?? Cadê o Líder que tanto se fala no livro? Fizeram ele como um pau mandado do Thomas ! (PRONTO FALEI!)
E a fase 2??? Pra quem não leu os livros, os Clareanos sabem que estão na fase 2 do Cruel e vão enfrentam todos os obstáculo que tem pela frente em busca de sua salvação. E eles não ficam só andando no deserto igual no filme e de vez em quanto aparece um Crank. Eles enfrentam tempestades terríveis, túneis com várias armadilhas.
A Brenda, a personagem e a atuação da atriz eu gostei, porém não gostei o fato deles terem mudado o fato dela ser Imune ao Fulgor e feito ela contrair a doença e dado pouco tempo de vida pra ela. E essa mudança tenho pressentimento que terá grande influência no próximo filme!!! Eu já pensei em duas teorias em quanto isso irá alterar o final dessa distopia nos cinemas.
E o Grupo B, que é formado pelas meninas que estavam em outro Labirinto, do qual o Aris pertencia se resumiu em duas garotas que aparecerem apenas nos últimos 20 minutos do filme ¬¬ 
Preciso dizer que elas forem desnecessárias????
E o final, ainda prefiro mil vezes o do livro! Eles colocaram um elemento provavelmente fazendo com que até quem leu os livros fique com mais raiva da CRUEL, mas eu só consegui achar que forçou demais a barra!

Lembro que antes de estreiar o filme eu comentava com uma amiga que tinha medo de Maze Runner, Prova de Fogo ser um novo Percy Jackson e depois de assistir posso afirmar que só não chega ser tão ruim porque os efeitos especiais foram bem feitos e as cenas de ação foram bem coreografadas. Principalmente a da Brenda e do Thomas, apesar de que como já tinha mostrado no trailer particularmente não senti tanto impacto.


Enfim, eu não achei que foi um filme incrível, porém, também não achei de todo ruim. Se eu comprarei o dvd futuramente? Sim, mas só pra ter a coleção toda já que eu tenho o primeiro, não porque eu achei uma das melhores adaptações que eu assisti!

Beijos pessoal, até a próxima!
Postado por Pam Forte

2 comentários:

  1. Oi, Pam!

    Ainda não tive a oportunidade de assistir o filme, mas não estou com altas expectativas também.
    Até porque o primeiro longa já mudou algumas partes da história original então imaginei que a tendência é só ladeira abaixo. Vide Insurgente. Hahahaha
    Mas irei ver com certeza porque sempre acabo assistindo em algum momento, mesmo quando digo que não vou assistir mais... Hahaha

    Bjs
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Nossa as mudanças de Correr ou Morrer não são nada comparadas as de Prova de Fogo. Minha revolta eterna desse filme HAHAHAHA

      Insurgente eu até que gostei da adaptação, porque odeio a Tris no livro kkkkkk fiz um comparativo aqui no blog de Insurgente e Correr ou Morrer.


      Beijos,
      Pam

      Excluir