Resenha - A última carta de amor, Jojo Moyes


  • Tradução: Adalgisa Campos da Silva
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 384
  • Gênero: Ficção
  • Formato: 16 x 23
  • Lançamento: 09/04/2012

Olá Dreamers, tudo bem? 

E terça é dia de que??? Resenha!!!

Hoje vou falar um pouco do livro de mais uma das minhas autoras favoritas, Jojo Moyes, A última carta de amor, publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. 

E para começar já digo que mais uma vez a autora me trouxe um livro que a cada capítulo mexia com os meus sentimentos e esperanças por um final feliz para pelo menos uma das protagonistas.
A última carta de amor traz duas histórias paralelas, de duas jovens mulheres em que têm um romance extraconjugal, mas o detalhe que deixa tudo interessante é que são histórias vividas em épocas diferentes, uma em 1960, onde as mulheres ainda passavam por grandes dificuldades e preconceitos no mundo e a outra se passa 40 anos depois.
O mundo atualmente está mais flexível, porém, isso não quer dizer que as questões do coração simplificarem-se.
Ellie Haworth, uma mulher independente, inteligente e jovem cruza sua vida com Jennifer Stirling, quando sua chefe solicita para ela uma reportagem dos anos 1960 e pesquisar nos arquivos do jornal. Lá ela encontra as cartas de amor enviadas para Jennifer de seu amante.
As cartas chamam a atenção de Ellie, pela intensidade do amor demonstrado em cada palavra e também porque está com um caso com um homem casado, que a propósito ele não tem absoluta certeza de seus sentimentos por ela.
A partir daí o enredo de desenvolve na busca de Ellie em descobrir o desfecho da história dos seus amantes desafortunatos e a sua própria história.
Jojo Moyes, novamente intercala a narrativa da história em vários pontos de vistas dos personagens e momentos, muito semelhante a narrativa do livro "A Garota que você deixou para trás" (já tem resenha desse livro no instagram do blog @igdreamscometrue).
Mas confesso que no começo esse tipo de narrativa me confundiu bastante, pois não sabia qual época e qual personagem era o foco. Só depois da página 100 que me acostumei.

Gostei bastante do ritmo dos acontecimentos, a cada página ficava ansiosa para a próxima e saber o desfecho de tudo. E como é de praze, a Jojo sempre nos faz criarmos esperanças, para depois tirar todas, já estava me preparando para chorar loucamente, como chorei com "Como eu era antes de você". Mas esse livro não chorei, fiquei com um sorriso no rosto e com a sensação "Menos mal!"
Enfim, amei essa história de mor, foi intrigante e adorei a comparação de como algumas coisas mudaram com as décadas e outras continuam a mesma coisa. Jojo Moyes, com certeza já tem um lugarzinho reservado no meu coração e recomendo a todos a ler!

Obs: Me ajudem na campanha " Quel, leia "Como eu era antes de você" !" KKKKKK


Beijos e até a próxima!
Resenha feita por Pam Forte

2 comentários:

  1. Olá, Pam!

    Eu gostei muito da sua resenha, embora ainda não tenha lido nenhum livro da Jojo só ouço coisas boas e a curiosidade é forte.

    Gosto muito de histórias apresentam anos diferentes porque sempre fico me perguntando como os dois lados vão se juntar.

    Espero ter a oportunidade futura de ler. :)

    Bjs
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol tudo bem?

      Eu já li três livros da Jojo e gostei de todos. Como eu era antes de vocês é o melhor!
      A última carta de amor adorei o final! Coloque na sua lista que você não vai se arrepender.

      Beijos,
      Pam

      Excluir