Adaptação - O silêncio dos inocentes


Olá Dreamers, tudo bem com vocês??

Hoje vou fazer um comparativo do filme e livro O silêncio dos inocentes.

Bem, comprei o livro ano passado quando estava na fase de ler livros terror/suspense, comprei a versão de bolso mesmo, porque pra mim o que importa é o conteúdo. Porém, só fui ler nessas férias de Janeiro. Estava com as expectativas altas pelo livro porque girava em torno de um psicopata e eu acho extremamente fascinante livros que tratam desses temas.

O silêncio dos inocentes gira em torna da estagiária Clarice Starling do FBI e do Dr. Hannibal Lecter. Clarice vai até Dr. Lecter para buscar informações sobre um assassino em série, porém, o que deveria ser apenas uma entrevista acaba mexendo muito com o psicologico da agente. (Bem, pelo menos isso no filme rs)

Não posso dizer que não gostei do livro, porém, várias passagens eu achei totalmente desnecessárias que só deixaram as coisas tediosas. O filme por sua vez cortou tudo que eu achei chato demais e focou nas partes interessantes.
Eu achei perfeita a escolha dos atores, mas a leitura da Jodie Foster de sua personagem Clarice, me irritou um pouco. Não estou dizendo que foi ruim, pelo contrário, foi razoavelmente boa. Mas quem lê o livro vê uma mulher de personalidade forte e que controla bem seu psicológico. Em vários momentos do filme ficou muito nítido o quanto o Dr. Lecter mexeu com o emocional da Clarice e no livro, particularmente, não senti isso e justamente por não ser tão influenciada por Hannibal que faz com que ele tenha simpatia por ela. 
Agora o Anthony Hopkins, OMG! Que atuação perfeita, toda vez que ele abria a boca eu queria levantar e bater palmar, foi mais que merecido o prêmio de melhor ator no Oscar! Ele foi Hannibal que eu não imaginava, porém, foi mil vezes melhor. Superou demais as minhas expectativas ao contrário de sua colega rs que eu esperava uma coisa e interpretou de outro jeito, mas ok nada é perfeito.

Nesse post quero destacar só algumas mudanças que algumas eu achei boas e outras bobinhas. A primeira foi que desde o início quando a Clarice foi até o encontro de Hannibal ela sabia que o objetivo de toda aquela conversa era tentar convencê-lo a ajudar no caso Buffalo Bill, já no livro ela não tem ideia disso. 
Outra foi que no filme nem é mencionada a mulher Jack Crowford, que está morrendo e ele a ama muito, pelo contrário, o que dá a entender é que ele tem interesse na Clarice, principalmente no final do filme e no livro em nenhum momento tem essa insinuação. 
E por último o que foi aquela cena entre a Clarice e o Bill?? A interpretação da Jodie deu vontade de bater, a Clarice no livro em nenhum momento ficou se tremendo toda, pelo contrário, ela sabia muito bem o que estava fazendo, no filme deu a sensação de que  foi pura sorte. 
Enfim, um último comentário, eu estava morrendo de medo de assistir o filme, achando que seria um terror dos bravos KKKK A minha amiga Suh (LINDA!!!) me convenceu a assistir e combinamos de assistir ao mesmo tempo pra ela me dar aquele apoio moral. :)
E galera, eu achei super de boa o filme, nem na fuga do Hannibal eu passei mal! KKKKK 

Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado do post e deixem comentários se você já leram ou assistiram o filme e o que acham. Aliás, alguém já viu a série Hannibal? É boa??

Beijos e até a próxima!
Post feito por Pam

5 comentários:

  1. Acho que nenhum ator, que não Anthony Hopkins, deveria ter o direito de atuar como Hannibal, ele é perfeito para o papel! Eu gostei bastante do livro,mas ainda prefiro Hannibal -a origem do mal, já leu?

    bibbibokkens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li. Só li O silêncio dos inocentes. Vou ler a sequência só daqui alguns meses.


      Beijos,
      Pam

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Eu disse que o filme seria tranquilo kkkk foi um prazer. Bom, ainda nãoli o livro e sinceramente tenho curiosidade. Quanto a maestria do Anthony Hopkins ninguém pode questionar, mas Mads Mikkelsen realmente me surpreendeu com a sua sedutora interpretação no seriado, as 2 primeiras temporadas são de tirar o fôlego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Suh, ainda não sei se espero ler os livros pra ver o filme e a série ou se já assisto.

      Leia que a parte do mistério do Bill é muito interessante.

      Beijos

      Excluir