Resenha - O Ano que Te Conheci, Cecelia Ahern



Autores: CECELIA AHERN
Título: O Ano em que te Conheci
ISBN: 9788581638324
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2016
Edição: 1
Número de páginas: 336
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: DRAMA

Sinopse:

Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. 

Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente.
Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer.
Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.



Comentários:

Conta a história de Jasmine e Matt, dois vizinhos que não se falam. Até que são forçados a ficarem mais tempo em casa, graças a uma "licenca do serviço".
Jasmine é uma mulher criativa, independente, controladora e muito, mas muito orgulhosa. A ideia de alguém cogitar em ajuda-la já a tira do sério.
Matt por outro lado é sarcástico, impulsivo e sem papas nas línguas.
Em "O Ano que te conheci"  o foco foi em como uma amizade improvável pode te transformar e também como as vezes precisamos desacelerar nossas vidas para as mudanças necessárias e positivas possam acontecer.
O ser humano vive em constante evolução  ou pelo menos deveria ser assim. Cecelia Ahern sempre prega a paciência em seus livros e nesse mundo que a sociedade anseia cada vez mais por velcidade é normal termos menos paciência e a ideia que não temos mais tempo pra nada.

O livro tem uma narrativa diferente, da qual não estou acostumada. Temos a protagonista Jasmine narrando em primeira pessoa, mas no começo do livro eu fiquei confusa pois não sabia se ela descrevia a cena para o leitor ou se era dirigida ao Matt.
Particularmente não gosto de livros que são narrados em primeira pessoa e só por um personagem, pois fico com a sensação que só conheço um ponto de vista da história.
Mas após depois que acostumei com a narrativa, a leitura fluiu bastante.
A autora abordou o tema sobre Síndrome de Down, especificamente em com familiares têm dificuldades de de deixar seus filhos e no caso, a irmã viver sua vida independente.
A relação entre Jasmine e Heather me emocionou bastante, elas com certeza morreriam uma pela outra. Não me simpatizei pelo pai delas, muitas vezes o achava insensível.
Já disse em diversas ocasiões que a Cecelia é minha autora favorita, pois suas histórias são capazes de abordar os temas mais banais do dia-a-dia e com eles trazer uma mensagem importante pra sua vida.



Sabe quando se é criança e o adulto lê uma história e no fina pergunta: Qual a moral da história?
Então, em todos os livros dela eu tenho essa sensação.
Nada que ela escreve é em vai, pois com sua criatividade nas formas de narrativa e sua simplicidade te fará embarcas nas histórias dos personagens.
A alegria, a dor, o medo e a ansiedade que cada personagem sente durante o livro é perfeitamente transmitida.
Enfim, eu recomendo esse livro, é emocionante e te faz refletir sobre vários temas da vida.

2 comentários:

  1. Eu compraria o livro só pela capa. Ela é linda. A resenha me deixou ainda mais ansiosa pra comprá-lo. Nunca li nada da autora, mas só vejo elogios. Pretendo ler logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josiane, tudo bem??

      Leia Cecelia Ahern, vale muito a pena. É minha autora favorita.

      O livro que mais gosto é Simplesmente Acontece, me mostrou que nem sempre acontece quando queremos e sim quando estamos prontos.

      Beijos,
      Pam

      Excluir