Resenha - Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven



Título original ALL THE BRIGHT PLACES
Tradutor Alexandra Esteche
Autora Jennifer Niven
Páginas 336
Lançamento 07/01/2015
ISBN + Código de barras 9788565765572
Editora Seguinte



Sinopse:


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Comentários:

Esse foi um livro que muitas pessoas me recomendaram, a autora veio neste ano para a Bienal do Livro de SP, porém, como sabia que seria sofrido posterguei a compra dele já que sabia que iria chorar.


Até que ganhei de presente da minha linda amiga Odete, então foi "Adeus desculpinha"!

Primeiro, eu não chorei. Não porque achei que faltou carga emocional no livro suficiente para isto e sim porque acho que ao longo da leitura eu fui me preparando para o que estava por vim.
É o primeiro livro que leio que trata sobre o tema suicídio e a Jennifer Nivenquebra tabu com sua narrativa.

Uma coisa que a autora fala em Por lugares incríveis é que o suicída não recebe flores no velório, ele é visto como um fraco.
Mas um coisa que sempre acreditei foi que ninguém sabe a dor do outro sem passar pela mesma situação.
O tema é forte e polêmico, mas a narrativa é leve. Adorei o fato de intercalar a perspectiva da Violet e do Finch.



Finch com seu jeito peculiar me conquistou logo nas primeiras páginas, agora Violet no começo achei um pouco incoerente, mas ao longo da leitura mudei minha opinião sobre ela.
Por Lugares incríveis me fez refletir sobre minha vida, me fez enxergar as pessoas a minha volta de forma diferente. É um livro que devia ser leitura obrigatória para os jovens do ensino médio.
Enfim, eu gostei bastante do Livro e foi uma das minhas leituras favoritas de 2016.

Um comentário:

  1. Eu também gostei do Finch de cara! Da Violet ainda estou pensando se gosto dela.. rs
    Mesmo se tratando sobre suicídio, pensei que o final seria diferente. Não achei muito emocionante, senti mais lá pro finalzinho. Mas faz mesmo refletir sobre o assunto. Porque na verdade acho que rola preconceito de todo mundo com relação a isso, até dá um pouco de raiva porque não dá pra saber se a pessoa que suicida pensa em quem vai ficar e sofrer. Enfim.. Acho arriscado a leitura pra quem tem mente fraca ou como dizem, com tendencias suicidas. Mas...
    É uma boa história!

    ResponderExcluir